Quinta das Carrafouchas – Ensaio #1
Vinho feito com 50% Touriga Nacional & 50% Aragonês. As castas fermentaram em lagar de inox separadamente. Permaneceram em cuba de inox cerca de 3 meses antes de serem loteadas. Feito o lote, metade permaneceu em inox e a outra metade foi para barrica. 80% (40% da totalidade do vinho) estagiou em barricas usadas (2, 3 e 4 anos) de 225L de carvalho Françês e Americano. Os restantes 20% (10% da totalidade do lote) estagiaram em barricas novas de carvalho Françês, de 300 L. Todas as barricas, na compra eram de grão fino e tosta média.
O estágio em madeira teve a duração de 6 meses.
Na altura do lote foram retiradas para comparação futura, 3 garrafas de cada vinho antes do blend. Assim, surgem:
-3 garrafas de vinho só com estágio em cuba.
3 garrafas de vinho com estágiuo em madeiras usadas.
- 3 garrafas de vinho com estágio em madeira nova.
-3 garrafas resultantes do lote de todas as partes.
Todas as amostras foram colhidas sem filtração ou qualquer colagem, pelo que, mais tarde, com o vinho acabado, serão juntas amostras do vinho pronto.
Plano de provas:
1ª Prova: 1 ano de garrafa.
2ª Prova: 2 anos de garrafa.
3ª Prova: 5 anos de garrafa
Objectivos: O produtor pretende que este vinho seja apelativo nas sensações de fruta, mas que expresse todo o seu empenho na vinha. Desta forma decidiu-se que o input de madeira seria sempre reduzido em percentagem ou tempo de estágio e serviria apenas para dar sustento, afinação e sustentabilidade ao conjunto.
Com este ensaio pretendo ver como evolui este vinho com e sem madeira. Como evolui mediante o tipo de madeiras utilizado bem como testar se a levedura escolhida (ENARTIS FERM ES 488) é ideal para o perfil pretendido.
Voltamos a falar daqui a um ano!
Comentários
Parabens Hugo ;)
16 de Novembro 2011... está marcado!
João,
Obrigado! muita luta da CoreVin para chegar-mos a este nível! EH! EH!