As recomendações de… Abílio Neto
Foto tomada de empréstimo sem conhecimento do dono! |
Tenho alguma dificuldade em definir o que representa o Abílio. Alguém que conheci nesta coisa das redes sociais. Alguém que considero amigo. Uma espécie de consciência vínica. Um ancião (não pela idade, mas pelo conhecimento acumulado) no meu oráculo, a quem recorro quando necessito de opinião equilibrada e esclarecida.
Tem papel activo noutros meios que, apenas a ele reconheço autoridade para esclarecer. No vinho, é hoje um dos enófilos mais respeitados. Marca presença em muitos dos eventos vínicos que se fazem por estes país e prova um considerável número de vinhos todos os anos.
Apraz-me ainda o facto de se declarar, há muito, apaixonado pelos vinhos brancos com idade, particularmente os de Bucelas.
Um livro para férias?
"Como acho o João Barbosa parecido com o Gramsci, só que mais gordo, vou ler os 2: " A Cultura e os Subalternos " e " Grande Reserva ". E vou levar mais alguns, a ver se me saem personagens que sejam mesmo bebedores de Vinho! "
5 Livros, “obrigatórios” na estante de um enófilo?
Jancis Robinson / Hugh Johnson – World Atlas of Wine
Tim Unwin - Wine and the Vine
Carlos Falcó – Entender de Vino
Bernard Pivot – Dicionário Sentimental do Vinho
Ana Sofia Fonseca – Barca Velha: Histórias de Um Vinho.
5 viagens que o enófilo “tem de fazer”?
Douro. (O Rio).
Toro. (A Meseta do Rio).
Aquitânia (O Quinteto: Bordéus, Jurançon, Monbazillac, Sauternes e Bergerac).
Pfalz. (O Sítio).
Dão. (O Esquecimento).
Comentários
obrigado pela referência...
desobrigado por me chemarem GORDO!!! ;-)
abraço,
JB
Em todo o caso, penso que aquilo foi o elogio.... mas eu sou como o blogueta! Não sou de intrigas! Não fui eu que disse! Só reproduzi!