Lote, Vital, Fernão Pires... e Arinto, não?
Não!
Não chega? Esta é daquela que vem com o célebre "Justifique a sua resposta"?
Ok vá... vamos lá então:
Não esteve nem está nos meus planos fazer monovarietais.
Mas existe o vital.
Sim, existe. E existe em monocasta porque me faz sentido que vocês possam aprender tudo o que eu aprendo com este projecto. A Vital é uma novidade para mim e para a estudar como deve de ser, tenho de a fazer crescer como monovaretal.
Ah pois... mas e o Fernão Pires?
Isso foram vocês que me obrigaram a engarrafar sozinho, não se lembram?
Deixei uma parte, 1000L de lado para temperar o lote e para uma possível experiência de espumante. Mas comecei a leva-lo para as feiras para vos mostrar em que medida a minha ideia de Fernão Pires é diferente das demais e de como isso impacta no lote do Hugo Mendes Lisboa. Mas 80% das pessoas que o provaram pediram para o engarrafar em extreme e... faz sentido... vocês querem... quem é que manda aqui?
Portanto, Arinto, não havia uma vontade expressa e não havia oportunidade.
Estes são os argumentos práticos. Agora os sérios:
Ajudo a fazer vinhos com Arinto há quase 14 anos na única região onde eles se valem sozinhos (minha opinião). Na Murta cheguei finalmente aos perfis que procurei toda a minha vida profissional. Só há um vinho ali que ainda não fiz e que quero fazer, mas fazê-lo depende do consentimento do produtor, não da minha vontade. Não há nada para conhecer no Arinto que o queira fazer no meu projecto pessoal.
Quando assino a direcção técnica de três Quinta da Murta (espumante, sem madeira e com madeira), de um Vale das Areias arinto e de um Carrafouchas... o que posso ainda testar no Hugo Mendes que não faça já nos outros. Nada.
Interesso nenhum, para mim ou para vocês num 100% Arinto apenas porque diz Hugo Mendes no rotulo. E eu... que odeio rebanhos, imitações, seguidismos, fazer porque sim... sentir-me-ia ainda mais estúpido por me imitar a mim mesmo!
Esclarecidos? Querem arintos 100% feitos com a minha ajuda? Procurem nas referências citadas. Lá encontra, o melhor que sei e posso fazer com arinto arinto.
Beijos!
Comentários