Desafio - Novas embalagens precisam-se!
A venda de vinhos tem sido dos sectores que mais dificuldade tem tido em migrar para o online. São vários os motivos, mas a sua discussão não cabe no âmbito deste post. Apenas importa referir que esta pandemia nos empurrou abruptamente para aqui e aqui iremos ficar. Não tenho duvidas.
Fica claro que o circuito de comercialização se vai alterar radicalmente. Não quero com isto afirmar que o tradicional vai desaparecer, mas tenho certeza de que haverá um acréscimo muito grande do uso de transportadoras como forma de entrega de vinho, independentemente de onde e como este seja comprado.
Isso agrava um problema de embalagem que já existia e que está longe de estar resolvido. Muitos de vós já experimentastes garrafas partidas ou em alternativa... embalagens especiais caras e que originam desperdícios enormes e desnecessários. Já para não referir os custos associados ao manuseamento.
Vejo aqui uma oportunidade mais do que um problema. Julgo que a solução virá da conjugação de esforços entre os vários interessados.Está na hora de criar a caixa perfeita.
Para já, acho que esta deverá ter:
- Design que a proteja eficientemente de choques decorrentes do transporte.
- Design que permite ser usada como "a caixa" do vinho e não só de transporte.
- Ter custos de produção semelhantes ou mais baixos que as caixas convencionais.
- Utilizar o mínimo de matéria prima
- Manter o peso e as medidas das convencionais.
De tudo o que já vi... nenhuma das que já existe satisfaz, sobretudo porque falham num ou mais dos pontos citados.
Quero deixar o desafio a designers, mas sobretudo a todos os interessados em colaborar na procura e desenvolvimento de uma solução para que juntemos ideias, esforços e recursos na procura de uma solução concreta e definitiva que revolucione a forma como os nossos vinhos são embalados e transportados.
Os interessados podem contactar-me para qualquer caixa de mensagem das minhas redes sociais ou:
hugo.mendes@twawine.com
Vamos lá fazer parte da solução.
Comentários