Pitau Clarete. A que temperatura bebo isto?



A confusão é compreensível. Afinal… é um vinho tinto mas que se recomenda ser bebido à temperatura de um branco. Confuso? Não tem de ser.


Como pode reparar, um clarete tem menos cor que um tinto “normal”. Isso quer dizer que passou menos tempo em contacto com as películas (dizemos que teve menos tempo de maceração). Como tal… extraiu menos cor… mas também extraiu menos taninos.


A razão pela qual não podemos baixar muito a temperatura de um tinto é, precisamente, o facto deste se tornar mais amargo e logo… mais desagradável. Contudo, se subirmos demasiado a temperatura, corremos o risco de sentir mais o álcool e menos a acidez. O vinho transforma-se numa sopa chata, que é como quem diz… salobro, tal como aquelas águas de pH mais alto que alguém o convenceu que faz bem à saúde. Blac…


Uma das vantagens destes vinhos é o facto de terem menos taninos, logo… aguentam temperaturas mais baixas, logo, podemos enaltecer o caráter ácido e até adormecer algum “excesso” de fruta nova que possa enjoar a pessoas como eu. Não desceria muito mais do que os 13ºC.

Isto não obriga, obviamente, a que seja bebido “frio”. Quem não aprecia a frescura e acidez dos vinhos brancos, possivelmente terá mais prazer em consumi-lo à temperatura de um tinto novo (15-17ªC) e não tem mal nenhum. 


Resumindo: A temperaturas mais baixas, (12-13ºC), o vinho poderá apresentar-se mais austero, menos frutado, mais acídulo e ligeiramente amargo (bom para refeições com algum “doce”, gordura ou umami). Subindo a temperatura salientamos a fruta e os defeitos se os tiver, mas também teremos um vinho com maior sensação de corpo (enche mais a boca), peso e menor sensação de amargo e menos ácido (ajuda a cortar o ácido de alguns pratos de verão mas é como gosto mais dele quando acompanha a pizza).


Um pouco à semelhança dos rosés, considero estes vinhos muito versáteis no que diz respeito à combinação com comida pois teremos vinhos completamente distintos e com diferentes aplicações apenas jogando com a temperatura. Não é fabuloso e super prático?


No fim disto tudo… beba à temperatura que lhe der mais prazer!

Não se deixe condicionar por tabelas, fórmulas ou leis. Nisto do prazer, está provado que aquilo que agrada a uns pode muito bem repugnar outros. Desde que seja tudo legal e consentido… Faça o que quiser. Não pagou o vinho? Então tem o direito de decidir como o vai beber.


Ou não é? 😳


(Se quiser informações sobre a aquisição deste vinho para fazer a experiência mande-me uma mensagem... sem medos! Estamos cá para ajudar. 😂)



Comentários

Mensagens populares